Belle Époque

Belle Époque

Neste período há ampliações das oportunidades e satisfação de desejos no cenário europeu, onde nota-se o enorme desenvolvimento em todos os aspectos desse cenário. Concomitante a isso eclode a psicanálise, a sociologia, variados tipos de credos (entre eles o espiritismo), além da figura da mulher ganhar espaço na cena política.

Entretanto com o “ar de euforia, impulsionado pelo estímulo ao consumo e às satisfações garantidas pelo próprio avanço da tecnologia, tornava-se mais evidente a apreensão de um mal-estar da civilização”. Logo, a Belle Époque também representou o “surgimento de novas sensações e estilos artísticos, interligados a esse pessimismo geral, quase que um anunciador do grande horror que a sociedade europeia viria a vivenciar, a Primeira Guerra.”

Uma figura extremamente conhecida que ilustra toda essa agitação é o Titanic, até então o maior navio de passageiros do mundo, tido como “inafundável”, que no entanto, assim como a nação europeia, entraria em colapso. Através do infográfico disponibilizado abaixo é possível conferir as semelhanças, a exemplo da divisão de classes.

Deixe um comentário